Criar uma Loja Virtual Grátis
Canario da Terra
Canario da Terra

Canário da Terra, nome cientifico Sicalis flaveola é uma espécie originária da América do Sul, sendo encontrado na Colombia, Equador, Venezuela, Peru, Brasil e Argentina. No Brasil, pode ser encontrado em todo o Sudeste, Sul e em boa parte do nordeste. A espécie também é conhecida por Canário-da-Terra-Verdadeiro, Canário-da-Horta, Canário-da-Telha, Canário-do-Campo, Chapinha, Canário-do-Chão, Coroinha e Cabeça-de-Fogo.

Saiba tudo sobre o Canário da Terra

 

O tamanho aproximado quando adulto é de 13,5 cm, apresentando uma cor amarelo-olivácea com estrias enegrescidas nas costas e próximo das pernas. As asas e a cauda são cinza-oliva, as pernas são rosadas e o bico tem a parte superior cor de chifre e a inferior é amarelada. As fêmeas e os filhotes tem a parte superior do corpo olivácea, com as penas acinzentadas. Com aproximadamente 4 a 6 meses de idade, os filhotes machos começam a cantar e levam cerca de 18 meses para adquir a plumagem características dos machos de adulto.

 

Na natureza a alimentação é basicamente composta por sementes, sendo maioritariamente granívoro, contudo podem ocasionalmente comer insetos, especialmente quando estão reproduzindo. Vivem em campos secos, áreas de agricultura e caatinga, bordas de matas, áreas de cerrado, campos naturais, pastagens abandonadas, plantações e jardins gramados. Quando não estão no período de acasalamento costumam ficar em bandos, podendo chegar até a grupos com dezenas de indivíduos.

 

Com cerca de 1 ano de idade já estão prontos para o acasalamento, sendo que a fêmea faz posturas que varia entre 04 e 06 ovos, e cada canária pode chegar a chocar 04 vezes por ano, podendo tirar até 20 filhotes por temporada. Os filhotes nascem com aproximadamente 13 a 14 dias. Os ninhos são cobertos, parecendo com uma cesta, podendo usar desde caveiras de boi até bambus perfurados, utilizando muitos ninhos abandonados de outros pássaros como o joão-de-barro.